Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na manhã deste último sábado (27/05) no Balneário Shangri-lá, em Pontal do Paraná, litoral do estado. Moradores avistaram o animal encalhado na faixa de areia da praia e imediatamente acionaram o Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC/UFPR).
A equipe do LEC foi ao local e realizou a coleta de amostras biológicas para análises que poderão auxiliar no entendimento da causa da morte e do estado de saúde da baleia. A fêmea de baleia-jubarte estava em estágio inicial de decomposição e media cerca de 10 metros de comprimento. A prefeitura de Pontal do Paraná enviou profissionais equipados com tratores para realizar a remoção do animal.
Segundo informações do LEC, as baleias-jubarte são encontradas em todos os oceanos e são espécies migratórias que se reproduzem em climas tropicais e subtropicais, enquanto se alimentam em águas frias de áreas temperadas e polares. Esses animais são capazes de percorrer distâncias de mais de 25 mil quilômetros entre áreas de alimentação e reprodução. No Brasil, sua distribuição é registrada desde o estado do Rio Grande do Sul até o Piauí, sendo a região da Bahia a área reprodutiva com maior frequência de uso pela espécie no Atlântico Sul Ocidental.
Durante o procedimento, é solicitado que as pessoas respeitem a área de isolamento e evitem aglomerações no local. Caso encontrem animais marinhos debilitados ou mortos nas praias do Paraná, é possível acionar a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR por meio do número 0800 642 33 41 ou pelo WhatsApp (41) 9 92138746.
A morte da baleia-jubarte encontrada em Pontal do Paraná ressalta a importância da conservação desses animais e o monitoramento adequado das praias, visando a preservação do ecossistema marinho e a manutenção da biodiversidade costeira.
Vídeo momento do resgate: