Muitas pessoas acreditam que os gatos são animais de estimação insensíveis ou menos afetuosos em comparação a outros pets. Porém, esses felinos podem ser extremamente apegados e capazes de estabelecer vínculos afetivos profundos com seus tutores. Mas, afinal, como os gatos enxergam os seres humanos? O biólogo americano John Bradshaw tem uma resposta que pode surpreender!

Em entrevista Bradshaw explicou que os gatos enxergam seus tutores como outros gatos, mas em “larga escala”. Em outras palavras, eles veem os humanos como “felinos gigantes” que fazem parte de sua “manada”, mas sem qualquer hierarquia social. Isso significa que, para o seu gatinho, você não é o “chefe” ou “dono”. Essa visão pode explicar por que eles muitas vezes parecem indiferentes a comandos e têm um comportamento mais independente.

Segundo Bradshaw, os gatos não se concentram tanto nos traços faciais humanos. Em vez disso, eles usam o cheiro, a forma de se mover, e a voz de uma pessoa para identificá-la. Portanto, características físicas não moldam a percepção deles sobre quem somos. Isso também explica por que os gatos tendem a se comportar de forma mais livre e autônoma; eles nos tratam como seus iguais!

Embora os gatos vejam seus tutores como “felinos gigantes”, isso não significa que eles não se importam. Pelo contrário, eles podem ser bastante apegados! De acordo com um estudo da Universidade de Oregon, cerca de 64% dos gatos desenvolvem um apego seguro com os seres humanos. “Em um estado de dependência com um humano, esse comportamento de apego é flexível, e a maioria dos gatos usa os humanos como fonte de conforto”, destacaram os pesquisadores.

Portanto, da próxima vez que seu gato se esfregar em você ou se deitar ao seu lado, lembre-se: você é visto como um grande e confiável companheiro felino, e essa é uma das maiores provas de amor que ele pode te dar!

Gostou de saber mais sobre o comportamento dos gatos? Compartilhe essa matéria com outros apaixonados por felinos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!