Um novo estudo realizado pelo Canisius College, em Buffalo (EUA), acaba de revelar um dado curioso e reconfortante para quem divide a cama com seu melhor amigo de quatro patas: mulheres adultas dormem melhor ao lado de cães do que com gatos ou até mesmo com humanos.
A pesquisa, publicada na revista científica Anthrozoös, investigou os hábitos de sono de 962 mulheres e analisou o impacto da presença de animais de estimação — e de outras pessoas — na qualidade do descanso noturno.
Menos interrupções, mais conforto
De acordo com os resultados, 55% das mulheres entrevistadas dormem com cães, 31% com gatos e 57% compartilham a cama com outro ser humano. As participantes que dormem com seus cães relataram uma menor taxa de interrupções no sono e consideraram seus pets como fontes de conforto e segurança emocional.
Enquanto isso, dormir com gatos ou humanos gerou relatos mais frequentes de perturbações no sono, como mudanças de posição, roncos ou ruídos. Os gatos, em especial, foram vistos como menos reconfortantes que os cães, comportamento que pode estar relacionado aos hábitos mais noturnos e independentes dos felinos.
Outro ponto positivo para os cães: eles parecem incentivar horários de sono mais regulares, colaborando com uma rotina mais saudável para suas tutoras.
A ciência por trás do carinho
O estudo vem sendo conduzido ao longo de quatro anos por Christy Hoffman, especialista em comportamento animal, ecologia e conservação. A pesquisa contou também com a colaboração de especialistas da Universidade de Alberta, no Canadá.
O Canisius College, fundado em 1870 por padres jesuítas alemães, é hoje uma das instituições de ensino superior mais conceituadas dos Estados Unidos, oferecendo cerca de 100 cursos de graduação e dezenas de especializações e programas de pós-graduação.
Dormir com um cão: mais do que companhia
Seja pela sensação de segurança, pelos laços afetivos ou pelos hábitos mais alinhados com o ciclo de sono humano, os cães mostram que são muito mais do que bons companheiros: eles também podem ser grandes aliados da nossa saúde.
Portanto, se você tem um cãozinho em casa, pode valer a pena deixá-lo subir na cama. Seu sono e seu coração agradecem.