Há quase dois meses, noticiamos aqui, o resgate de dois cachorros de uma poça de piche em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. Agora, finalmente chegou o momento mais esperado, a alta após a recuperação. Belinho e Pequeno estão prontos para encontrar um novo lar e estão disponíveis para adoção.
O resgate ocorreu em 31 de março deste ano, quando trabalhadores ouviram os latidos dos animais e acionaram os bombeiros. Os cachorros haviam caído em uma poça de piche no pátio de uma construção abandonada.
Com o auxílio da ONG SOS Bichos, ambos foram levados para receber atendimento veterinário. O processo de remoção do piche com óleo vegetal foi lento e doloroso para os animais.
Agora que estão completamente recuperados, Claudete Mesquita dos Santos, voluntária da ONG SOS Bichos, explicou que a intenção é encontrar um novo lar para a dupla através de uma adoção conjunta, sem separá-los.
A investigação
Conforme informações da Polícia Civil, está aguardando-se a realização de uma perícia para determinar se houve descarte irregular de piche no local. Além disso, a Prefeitura de Ponta Grossa recebeu uma notificação para identificar o responsável pelo terreno onde os cachorros foram encontrados.
Segundo o delegado Maurício Souza da Luz, caso seja comprovada essa conduta, o indivíduo responsável enfrentará consequências criminais, podendo ser condenado a até cinco anos de prisão.
Relembrando o caso
Na última sexta-feira (31/03), dois filhotes de cães foram encontrados submersos em uma poça de piche em uma construção abandonada em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. Trabalhadores da região ouviram os latidos dos animais e acionaram o Corpo de Bombeiros, que auxiliou no resgate dos cachorros. Os animais foram encaminhados para uma clínica veterinária por uma ONG de proteção aos animais.
A ONG SOS Bichos está cuidando dos cachorros que ganharam os nomes de Pequeno e Belinha enquanto não encontram tutores e, aos poucos, estão retirando o produto preso ao corpo dos cachorros com banhos de óleos especiais. Ainda há risco de intoxicação devido ao tempo que ficaram submersos no piche.
Caso você tenha informações sobre quem cometeu este crime, pode denunciar através dos números 153, 181, 190 e 197. Aqueles que desejam ajudar financeiramente com os custos da clínica onde os cachorros estão sendo tratados podem acessar o site da ONG.
Veja o vídeo no dia do resgate:
Se você está interessado em realizar uma adoção responsável e dar um lar amoroso a Belinho e Pequeno, entre em contato pelo número (42) 98807-1101.
Informações retiradas de g1.globo.com (em 24 de maio de 2023).