As altas temperaturas registradas nos últimos dias – na tarde deste domingo, a capital registrou a maior marca do ano, com 34°C – repercutiram na sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e os vereadores aprovaram, nesta segunda-feira 13 de novembro, uma sugestão para que a Prefeitura instale bebedouros em espaços públicos da cidade, como parques e praças. A proposta, que não é impositiva, agora depende da avaliação técnica do Executivo.

Autor da indicação, Professor Euler (MDB) chamou a atenção para as mudanças climáticas e à onda de calor dos últimos dias. Para ele, a ação não custaria caro e beneficiaria o bem-estar animal. “Isso [a oferta de água em locais públicos] impacta obviamente também na saúde dos animais e não custa também a gente prover o bem-estar dos animais”, afirmou. “Curitiba, eleita recentemente a mais inteligente do mundo, tem que colocar sua inteligência em prol dos animais.”

“Toda sugestão tem que ser analisada pelos técnicos”, pontuou o líder do governo na CMC, Tico Kuzma (PSD). Ele também lembrou que, conforme dados do Censo Animal, da Prefeitura de Curitiba, a cidade tem cerca de 585 mil cães e 184 mil gatos, sendo que 13% deles são semidomiciliados. Rodrigo Reis (União) cogitou se a proposta não poderia receber emendas dos vereadores, já que parte da cota individual, em 2023, será destinada a ações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

Para Sidnei Toaldo (Patriota), os bebedouros poderiam ser implantados por meio de parcerias público-privadas com empresas do segmento pet. “Nós também podemos fazer que a Prefeitura faça uma parceria com a Sanepar”, sugeriu Alexandre Leprevost (Solidariedade). Os vereadores Eder Borges (PP), Marcos Vieira (PDT) e Oscalino do Povo (PP) também se somaram ao debate da indicação (205.00405.2023).

Com informações de Câmara Municipal de Curitiba (em 14 de novembro 2023).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui