A relação entre humanos e animais de estimação vai além da companhia, podendo se transformar em um vínculo terapêutico. Um estudo realizado pelo Human Animal Bond Research Institute (HABRI), nos Estados Unidos, mostrou que 74% dos tutores relataram melhorias significativas em sua saúde mental, graças à convivência próxima com seus cães ou gatos. No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), há mais de 167 milhões de pets, que oferecem tanto carinho quanto recebem de seus tutores.
Para celebrar o amor por esses fiéis companheiros, os hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat, que fazem parte da frente de saúde do Grupo Marista, promovem, na sexta-feira (4) uma cerimônia de bênção dos animais, em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia e protetor da natureza.
Com a presença de cães e gatos que participam de iniciativas voluntárias com pacientes, como o grupo Amigo Bicho, a ação será realizada no estacionamento dos hospitais em Curitiba (PR), em dois horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h. O evento é aberto à comunidade, e a bênção será conduzida pelo capelão dos hospitais, padre Antônio Júnior Diogo, que atua ativamente na causa animal.
A iniciativa visa reconhecer e valorizar a importância desses fiéis “amigos”, que transformam vidas. “O convite para retribuir o amor recebido está aberto aos bichinhos dos colaboradores dos hospitais, voluntários e da comunidade externa. Todos estão convidados a celebrar conosco o Dia Mundial dos Animais. Esses animais não são apenas companheiros, mas agentes de transformação, trazendo conforto emocional e esperança em momentos difíceis”, destaca a coordenadora da pastoral e do voluntariado, Nilza Brenny.
Serviço
Evento: Bênção dos Animais
Data: 4 de outubro, sexta-feira
Horário: 09h às 11h | 14h às 16h
Endereço: Estacionamento do Hospital São Marcelino Champagnat – Avenida Presidente Affonso Camargo, 1399, Cristo Rei, Curitiba – PR
Informações retiradas do site hospitalmarcelino.com.br (em 04 de outubro de 2024).