Novo relatório global da Mars Petcare reforça os desafios que os animais enfrentam atualmente
Como parte de seu compromisso contínuo com o bem-estar animal, a Mars Petcare, em colaboração com um grupo global de especialistas, anunciou hoje o lançamento do “Índice de Abandono Animal“. Este estudo é considerado o maior já realizado internacionalmente sobre a questão do abandono de animais de estimação e os fatores que contribuem para o elevado número de pets nas ruas ou em abrigos. A iniciativa visa promover a implementação de ações mais fundamentadas e específicas para reduzir o abandono de animais e garantir os cuidados necessários para melhorar sua qualidade de vida e longevidade.
De acordo com as conclusões do estudo global, cerca de 35% dos gatos e cães estão vivendo nas ruas ou atualmente em abrigos à espera de adoção. No Brasil, 177,6 mil de cães vivem em abrigos, 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos vivem nas ruas, representando 25% da população total de gatos estão sem abrigo.
Outro dado alarmante é que 39% das pessoas no Brasil perderam um cachorro e apenas 35% dos cães perdidos são encontrados.
O presidente da Humane Society International, Jeffrey Flocken, ressalta a complexidade dessa questão, afirmando que os novos dados ajudarão organizações de bem-estar animal, legisladores e pesquisadores a compreender melhor a escala e os fatores que influenciam o problema do abandono animal.
Para este projeto, foram utilizados dados de mais de 900 fontes globais e locais, além de quase 30 mil pesquisas públicas e 200 entrevistas com especialistas. Os países estudados incluem Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Grécia, Índia, Indonésia, Japão, Lituânia, México, Nova Zelândia, Filipinas, Polônia, África do Sul, Turquia, Tailândia, EUA e Reino Unido.
Entre os principais temas comuns revelados pelos dados estão:
- Cerca de 1 em cada 5 pessoas pensam em desistir de seus animais de estimação devido a mudanças de residência, e quase metade das pessoas que já realojaram um animal o fizeram por esse motivo.
- Globalmente, aproximadamente 15% dos tutores de animais de estimação pensam em desistir deles nos próximos 12 meses, devido a problemas de saúde ou dificuldades para cuidar deles.
- A falta de castração é um fator significativo, com apenas 60% dos cães e 50% dos gatos castrados globalmente, o que contribui para reprodução descontrolada e ninhadas não planejadas.
- No Brasil 53% das pessoas estão pensando em comprar um cachorro e 37% estão pensando em um gato num futuro próximo.
- No Brasil, os números são ainda mais preocupantes, com apenas 28% dos cães e 53% dos gatos castrados. Atualmente apenas 10% dos gatos e 8% dos cães têm um microchip, uma das taxas mais baixas do mundo.
Gustavo Bruno, gerente geral da divisão de Pet Nutrition da Mars Petcare, destaca a relevância do Índice na jornada de combate ao abandono animal da empresa, reforçando o compromisso de garantir que todos os animais tenham um lar e recebam os cuidados necessários.
A Mars continua investindo em ações de promoção da castração e adoção responsável no Brasil há mais de 15 anos, por meio de iniciativas como o Programa Pedigree Adotar é Tudo de Bom, que já possibilitou a adoção de mais de 82 mil cães. Além disso, a empresa apoia mutirões de castração e ONGs por meio de doações de produtos.
O “Índice de Abandono Animal” representa um esforço conjunto para compreender e enfrentar o problema do abandono de animais de estimação em todo o mundo. Com o apoio de um painel consultivo global composto por especialistas em bem-estar animal, a Mars e seus parceiros continuam comprometidos em promover mudanças significativas para garantir um futuro melhor para os animais de estimação.