A operação ambiental “Voo da Águia”, realizada pelo Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, teve como objetivo combater todos os ilícitos ambientais em Agudos do Sul, Tijucas do Sul, Fazenda Rio Grande e Rio Negro, região metropolitana de Curitiba. A ação resultou na detenção de sete pessoas, além de mais de R$ 600 mil reais em multas, apreensão de armas de fogo e de grande quantidade de madeira nativa extraída de maneira irregular, além de pássaros e tatu.

image 41
Foto: Divulgação/Rotam

A operação verificou situações de pássaros em cativeiros, caça, desmatamento, questões relacionadas à extração irregular de produtos vegetais, assim como empreendimentos poluidores que também estavam funcionando sem licença. Com o reforço do efetivo e mais equipes nas ruas, foram obtidos resultados bastante expressivos.

Entre os resultados da operação, destaca-se a apreensão de 80,3 m³ de madeira nativa, 126 toras de pinheiro araucária, 472 kg de carvão vegetal e 6 pássaros silvestres nativos. Além disso, 2 fornos de carvão e 2 serrarias foram embargados, e 22 Avaliações de Impacto Ambiental foram realizadas.

image 42
Foto: Divulgação/Rotam

Ainda foram apreendidas diversas armas de fogo, munições e um tatu abatido. Ao todo, foram aplicados R$ 614.600,00 em Autos de Infração e desbaratados dois covos (armadilha de caça).

rotam
Foto: Divulgação/Rotam – Seis pássaros silvestres nativos foram apreendidos.

Essa operação mostra a importância de se combater os crimes ambientais, que causam danos irreparáveis à natureza e colocam em risco a sobrevivência de diversas espécies animais e vegetais. É fundamental que as autoridades se mantenham vigilantes e atuem de forma efetiva para proteger o meio ambiente e garantir a sustentabilidade do planeta.

Informações retiradas do site www.tribunapr.com.br (em 09 de maio de 2023).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui