O Programa Municipal de Castração Gratuita de animais da Prefeitura de Curitiba avança em uma nova frente e passa a oferecer também castração de filhotes de cães com idade de 2 a 6 meses. A partir do meio dia desta sexta-feira (05/05), será aberta a agenda para protetores independentes inscreverem os animais pelo site da Rede de Proteção.
O serviço gratuito será oferecido pela Rede de Proteção Animal da Prefeitura e realizado em parceria com o Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Requisitos
As vagas são limitadas e exclusivas para protetores independentes. Os cães, machos e fêmeas, precisam ter entre 2 e 6 meses de idade, estarem com o esquema vacinal em dia e pesarem no mínimo 2 quilos.
Pela legislação vigente, os animais só podem ser encaminhados para adoção após serem castrados.
As cirurgias serão feitas no Centro de Medicina Veterinária do Coletivo, na Rua dos Funcionários, 1.540, no Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. Podem se inscrever para a castração de seus animais protetores independentes com cadastro ativo na Rede de Proteção.
Credenciamento de clínicas
Além da novidade da castração de filhotes, a Rede de Proteção Animal também está com um edital aberto para credenciamento de clínicas e hospitais veterinários interessados em participar do Programa Municipal de Castração Gratuita.
O edital, disponível para consulta no site da Prefeitura de Curitiba, prevê a realização das cirurgias e implantação de microchips em cães e gatos domésticos, machos e fêmeas. O credenciamento valerá por um período de 12 meses e o programa deve contemplar a realização de cerca de 18 mil cirurgias em clínicas fixas.
O programa
Desde 2017, mais de 93 mil animais foram castrados gratuitamente pelo programa da Prefeitura de Curitiba. A ação é uma política pública que busca prevenir o abandono e manter os animais saudáveis.
Informações retiradas do Site www.curitiba.pr.gov.br (em 05 de maio de 2023).