O programa de acompanhamento de casos de pessoas que possuem um grande número de animais em suas residências é mantido pela Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba. Atualmente, 242 imóveis são monitorados, abrigando aproximadamente 7 mil animais. Na última quarta-feira (8/3), a equipe realizou uma ação clínica em uma das propriedades atendidas, localizada no bairro Alto Boqueirão, fornecendo ração e cuidados médicos aos cerca de 50 animais que vivem lá.
Recentemente, a residência também foi alvo de uma operação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil, devido a denúncias de maus-tratos por parte da proprietária. O acompanhamento dessas residências por parte do município começou em 2020.
Durante a ação clínica, foram realizadas avaliações clínicas básicas nos animais, aplicação de vermífugos, vacinação e microchipagem nos que ainda não haviam sido identificados. Além disso, uma meia tonelada de ração do Banco de Ração da Prefeitura de Curitiba foi entregue para ajudar a alimentar os cães.
Como acontece o acompanhamento
A equipe tem planos de continuar preparando os animais que ainda não foram castrados para a cirurgia de esterilização e, assim que possível, encaminhá-los para adoção responsável, a fim de diminuir a população e aumentar a qualidade de vida dos animais. Dos cerca de 7 mil cães e gatos monitorados pela rede nessas condições, cerca de 80% já foram castrados.
Outro caso semelhante, no bairro São Lourenço, também está sob os cuidados da Rede de Proteção Animal e recebeu a equipe para uma ação clínica. Esses animais estão sendo cuidados pelo Instituto Fica Comigo, que é designado como fiel depositário e cuida do encaminhamento desses animais.
Informações retiradas do Site www.curitiba.pr.gov.br (em 10 de Março de 2023).