O programa de acompanhamento de casos de pessoas que possuem um grande número de animais em suas residências é mantido pela Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba. Atualmente, 242 imóveis são monitorados, abrigando aproximadamente 7 mil animais. Na última quarta-feira (8/3), a equipe realizou uma ação clínica em uma das propriedades atendidas, localizada no bairro Alto Boqueirão, fornecendo ração e cuidados médicos aos cerca de 50 animais que vivem lá.

00378403
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Recentemente, a residência também foi alvo de uma operação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil, devido a denúncias de maus-tratos por parte da proprietária. O acompanhamento dessas residências por parte do município começou em 2020.

Durante a ação clínica, foram realizadas avaliações clínicas básicas nos animais, aplicação de vermífugos, vacinação e microchipagem nos que ainda não haviam sido identificados. Além disso, uma meia tonelada de ração do Banco de Ração da Prefeitura de Curitiba foi entregue para ajudar a alimentar os cães.

00378457
Foto: Divulgação

Como acontece o acompanhamento

A equipe tem planos de continuar preparando os animais que ainda não foram castrados para a cirurgia de esterilização e, assim que possível, encaminhá-los para adoção responsável, a fim de diminuir a população e aumentar a qualidade de vida dos animais. Dos cerca de 7 mil cães e gatos monitorados pela rede nessas condições, cerca de 80% já foram castrados.

00378407
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Outro caso semelhante, no bairro São Lourenço, também está sob os cuidados da Rede de Proteção Animal e recebeu a equipe para uma ação clínica. Esses animais estão sendo cuidados pelo Instituto Fica Comigo, que é designado como fiel depositário e cuida do encaminhamento desses animais.

Informações retiradas do Site www.curitiba.pr.gov.br (em 10 de Março de 2023).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!