Um boxer, de nome Tudor, de 13 anos, passou mal no sábado (13/4), e, aflita, a tutora do cachorro, a professora Sofia Bethlem, 37 anos, buscou socorro no Centro Veterinário Vet Star, localizado no Paranoá, estabelecimento que diz oferecer assistência 24 horas. Mas, segundo a responsável pelo cão, o profissional freelancer contratado pela clínica teria se recusado a fazer o atendimento, e o pet morreu. A clínica negou responsabilidade ou falha.

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Foto: Material cedido ao Metrópoles

No sábado, Tudor não conseguia se levantar. Juntamente com duas amigas, Sofia levou o cão às pressas para a clínica e viu o veterinário Daniel Motta na porta. “Pedi ajuda, mas ele falou: ‘Não, meu plantão já acabou. Só estou esperando o outro plantonista para poder ir embora’. Eu falei que era uma emergência, que meu cachorro estava precisando de ajuda”, contou.

Sofia implorou, mas o veterinário teria entrado na clínica e fechado a porta. “Eu fiquei em desespero. Tinha gastado bastante tempo para chegar até lá. Era sábado, 19h. Não tinha outra clínica perto. Acabei indo em outra clínica, em Sobradinho, mas quando cheguei, ele já estava morto. Literalmente, morreu no caminho”, lamentou.

Tudor era um cachorro idoso, com restrições de saúde, mas vivia bem. “O que me deixa angustiada é que o veterinário nem olhou. Ele recusou socorro”, afirmou a tutora.

Sofia cobrou explicações da Vet Star. A direção do centro argumentou que o veterinário seria freelancer e foi contratado por meio de um grupo de aplicativo, sem indicação e referência.

A tutora registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e pretende apresentar denúncia ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do DF (CRMV-DF).

Sofia trabalhou com adestramento de cães. “E foi com o Tudor que aprendi a adestrar de forma positiva. Me ensinou a fazer um adestramento mais compreensivo, com base em recompensa, felicidade, em bem-estar. O adestramento dele era impecável. Era um boxer muito fofo, carinhoso”, lembrou.

O Metrópoles entrou em contato com o Centro Veterinário Vet Star, que negou qualquer responsabilidade e falha. Segundo a direção do estabelecimento, a tutora teria ficado cerca de 10 minutos na frente da clínica. Argumentou também que Sofia deveria ter descido do carro com o cachorro no colo e levado para a porta do consultório.

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Foto: Material cedido ao Metrópoles

A clínica afirmou que o veterinário teria analisado o pet dentro do veículo. A cena teria sido gravada pelas câmeras de segurança, mas o estabelecimento não disponibilizou as imagens para a reportagem. Para a empresa, Sofia teria sido negligente em não ter procurado socorro logo após a negativa de atendimento.

Segundo a clínica, também não há certeza das condições do cachorro quando o animal chegou ao local, nem garantia de que o cão estava vivo naquele momento. Por isso, na versão da empresa, a partir da negativa, a tutora deveria buscar atendimento em outra clínica e teria estabelecimentos abertos na região.

Para o centro veterinário, o episódio deveria envolver apenas o veterinário e a tutora, no âmbito do CRMV-DF. A empresa ressaltou que Daniel era um freelancer para o sábado. Ou seja, foi contratado apenas para uma diária. Ele teria sido contratado a partir de um grupo de veterinários, e o currículo dele apontava 20 anos de experiência.

Sobre o caso, o veterinário teria dito para a empresa que não teria preparação para atender esse tipo de emergência sozinho.

O Metrópoles entrou em contato com Daniel Motta, que não quis se manifestar sobre o caso.

Informações retiradas do site www.metropoles.com (em 16 de abril de 2024).

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