Passear com o seu cachorro é uma atividade essencial para gastar sua energia de forma saudável, mas e quando a chuva entra em cena? Apesar de alguns desafios, é possível aproveitar esses momentos com seu amigo peludo, desde que sejam tomados os cuidados adequados. A We Love Pets reuniu dicas valiosas para garantir que os passeios sob a chuva sejam seguros e agradáveis. Vamos explorar como desfrutar dessa experiência única com seu cão.

Antes de tudo, avalie as condições meteorológicas. Pode-se passear com cachorro na chuva, desde que não esteja chovendo muito forte ou trovejando. Certifique-se de que seu cão não tem medo da chuva e que o passeio será seguro para ambos. Isso proporcionará uma experiência mais agradável para ambos, reduzindo a exposição ao frio e minimizando o risco de desconforto para o seu cão.

Filo & Cia

Dê preferência a áreas cobertas, como marquises ou quarteirões com mais cobertura, em vez de parques abertos. Isso proporcionará abrigos temporários e tornará o passeio mais agradável para você e seu cachorro, além de evitar poças perigosas.

Invista em uma capa de chuva impermeável e resistente e guia com coleira para o seu cachorro. Além disso, a chuva pode deixar o solo escorregadio e frio, considere utilizar sapatinhos para proteger as patas e um guarda-chuva transparente acoplado à coleira para proteger o animal das gotas de chuva. Para evitar que a água entre nas orelhas, considere também usar capa com um capuz especial para cães.

Evite poças d'água, especialmente aquelas próximas a postes e fios soltos, que podem representar riscos de choque. Ao andar com seu cachorro na chuva, mantenha uma distância segura dessas áreas para garantir a segurança dele.

Ao retornar para casa, seque bem o seu cão com uma toalha para evitar que ele fique molhado por muito tempo. Preste atenção especial às orelhas, as almofadinhas das patas e barriga. A umidade aumenta o risco de problemas de pele, como fungos. Use uma toalha seca e, se necessário, um secador de cabelo em temperatura baixa para garantir que seu cão fique completamente seco.

Aproveite a oportunidade para brincar com seu cachorro na chuva. Muitos cães adoram correr e pular em poças d'água. Certifique-se de que a brincadeira seja segura e evite áreas com água estagnada.

Se o seu cachorro não tem medo da chuva e esta não está muito intensa, é possível passear com ele na chuva utilizando uma capa, sapatos, guia com coleiras e um guarda-chuva (tanto para você quanto para ele). Em chuvas mais intensas, considere alternativas para gastar a energia do seu pet, como o uso de brinquedos interativos, rechear bolinhas ou garrafas com ração, realizar sessões de adestramento e brincar de bola, cabo de guerra ou qualquer outra atividade que ele goste.

Idealmente, os cães não devem se molhar na chuva, pois isso pode favorecer a proliferação de fungos, além de causar problemas dermatológicos e respiratórios. Quando chover, é recomendável levar seu cão para dentro de casa para garantir sua saúde e bem-estar.

A melhor abordagem é ensinar o cachorro a fazer suas necessidades em um local específico dentro de casa. Dado que o tempo é imprevisível, não dependa exclusivamente dos passeios para que ele possa se aliviar. Se o seu pet já está acostumado a fazer suas necessidades durante os passeios, uma dica é molhar o tapetinho higiênico em uma dessas saídas e colocá-lo em casa. O cheiro do xixi de cachorro indicará ao pet que esse é um local “seguro” para suas necessidades.

Passear com cachorro na chuva pode ser uma experiência enriquecedora, desde que você esteja preparado. Ao seguir essas dicas, você e seu fiel companheiro podem desfrutar de momentos especiais mesmo quando o clima não colabora. Lembre-se sempre de priorizar o conforto e a segurança do seu cão, proporcionando passeios seguros e divertidos, independentemente das condições climáticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui