Se você já flagrou seu cãozinho se mexendo ou resmungando enquanto dorme, pode ter certeza: ele pode estar sonhando com você!
Uma pesquisa conduzida pela psicóloga clínica e evolutiva Deirdre Barrett, da Harvard Medical School, aponta que os cães, assim como os humanos, revivem experiências do dia durante o sono, incluindo interações com seus tutores.
“Uma vez que os cães são geralmente muito apegados aos seus donos, é provável que o seu cão sonhe com o seu rosto, o seu cheiro e com maneiras de te agradar (ou até te incomodar!)”, afirma a Dra. Barrett.
O estudo se baseia na análise do comportamento dos cães durante a fase REM do sono o estágio em que ocorrem os sonhos tanto em humanos quanto em animais. Durante esse período, os cães podem apresentar movimentos leves, como correr com as patinhas, farejar ou até emitir sons, como se estivessem revivendo momentos do dia.
E o mais curioso: assim como acontece conosco, o cérebro dos cães possui um mecanismo natural que impede que seus músculos se movimentem durante os sonhos. Mas, quando esse sistema falha, eles podem “encenar” o que estão sonhando.
A Dra. Barrett reforça que, por serem animais extremamente sociais e leais, é natural que os cães sonhem com aquilo (ou aqueles) que mais amam: nós, seus humanos.
Ou seja, quando seu pet estiver dormindo profundamente, talvez ele esteja correndo no parque com você, recebendo carinho ou esperando ansiosamente pelo seu retorno.
Mais um motivo para dar aquele cafuné extra hoje!