Medida foi implantada pela Prefeitura de Curitiba após sugestão da vereadora Andressa Bianchessi e visa incentivar adoções responsáveis no CRAR.

A Prefeitura de Curitiba anunciou, nesta primeira semana de abril, uma importante medida voltada à causa animal: famílias que adotarem cães resgatados pelo Centro de Referência de Animais em Risco (CRAR) terão direito a atendimento veterinário gratuito, prioritário e vitalício no Hospital Veterinário Municipal de Curitiba.

A iniciativa foi implementada pelo prefeito Eduardo Pimentel e pela secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, em resposta à sugestão apresentada pela vereadora Andressa Bianchessi (União), que tem a causa animal como uma de suas principais bandeiras de atuação na Câmara Municipal. A novidade também recebeu apoio unânime do Legislativo, com aprovação de moção simbólica em plenário, destacando a parceria entre os poderes em prol dos animais em situação de vulnerabilidade.

“A medida busca incentivar a adoção responsável, especialmente dos animais que foram abandonados, atropelados ou que apresentam algum tipo de sequela”, explicou Andressa Bianchessi. Segundo a vereadora, o atendimento vitalício é essencial para vencer as resistências que ainda existem quanto à adoção de animais resgatados, justamente pelo receio dos tutores em relação aos custos futuros com saúde.

Ela também chamou atenção para a atual superlotação do CRAR, intensificada após o resgate de dezenas de cães durante a desocupação da área da antiga Britanite. “A ocupação do CRAR está acima da sua capacidade. Precisamos ampliar as adoções para abrir espaço a novos resgates. Por isso, peço a ajuda na divulgação dessa importante conquista”, disse a parlamentar, durante discurso na tribuna da Câmara.

Com capacidade para até 50 atendimentos diários, o Hospital Veterinário Municipal é um importante equipamento público de saúde animal em Curitiba. A unidade conta com apoio de emendas parlamentares, entre elas as do deputado federal Matheus Laiola (União-PR), que também atua na proteção e bem-estar dos animais.

A sugestão da vereadora foi formalmente encaminhada à Prefeitura no dia 28 de fevereiro e atendida pouco mais de um mês depois, demonstrando agilidade na resposta do Executivo. “Essa é uma vitória de toda a cidade, principalmente dos animais que mais precisam de cuidado, atenção e uma segunda chance”, finalizou Andressa Bianchessi.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba, adaptado pela equipe WeLovePets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!