O Programa Municipal “CastraMil” é uma iniciativa em Almirante Tamandaré que visa oferecer castração gratuita de animais domésticos, especificamente cães e gatos, para tutores que atendam aos critérios estabelecidos pelo programa. Com o objetivo de controlar a reprodução desenfreada e promover o bem-estar animal, o programa estabelece um processo de cadastro e agendamento para a realização da cirurgia.

Para participar do programa, é necessário preencher o cadastro seguindo as orientações fornecidas e aguardar a validação das informações. Uma vez aprovado, o tutor receberá o contato da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, responsável por informar a data agendada para a entrega dos documentos e a triagem do animal. Somente após esses procedimentos, será marcada a data da cirurgia de castração, a qual será realizada em uma clínica veterinária contratada pela prefeitura.

Recentemente, foi anunciado o agendamento para o mês de junho, e os interessados em participar devem realizar o cadastro no site oficial da prefeitura: www.tamandare.pr.gov.br/castramil/

Esterilização/Castração – o que é?

A castração é um procedimento cirúrgico realizado por médicos veterinários para impedir a procriação e o cio dos animais. A operação é feita com anestesia geral, sendo fundamental que seja conduzida por profissionais especializados nessa área.

A castração oferece benefícios tanto para os animais quanto para seus tutores:

  • Os animais continuam sendo guardiões de seus territórios.
  • Tornam-se mais calmos e tranquilos.
  • Os machos deixam de fugir em busca de fêmeas no cio.
  • Redução dos comportamentos excessivos de miar ou uivar.
  • A esterilização previne doenças no sistema reprodutivo, tanto em machos quanto em fêmeas, e pode aumentar a expectativa de vida dos animais.

Critérios para cadastramento

Para se cadastrar no Programa CastraMil, é necessário atender aos seguintes critérios:

a. Residir no município.

b. Ter renda familiar de até dois salários mínimos.

c. O animal deve ter entre 6 meses e 8 anos de idade.

Documentos exigidos para o cidadão

  • Cópia do CPF e RG do tutor do animal.
  • Cópia do CPF e RG dos moradores da residência.
  • Cópia do comprovante de endereço no nome do tutor do animal, como conta de energia elétrica, água, telefone ou contrato de aluguel.
  • Cópia do comprovante de renda do tutor e dos moradores da residência, como contracheque (holerite) ou Declaração de Autônomo.

Documentos exigidos para protetor animal

  • Cópia do CPF e RG do protetor animal.
  • Cópia do comprovante de endereço do abrigo dos animais, no nome do protetor animal, como conta de energia elétrica, água, telefone ou contrato de aluguel.
  • Autodeclaração de protetor animal.
  • Comprovação do serviço de protetor animal, sujeito a análise.

Importante: Protetores de animais serão cadastrados no Programa CastraMil após a fiscalização da prefeitura no endereço informado, a fim de comprovar a veracidade das informações.

Para obter mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente pelo telefone 3699-3092.

É válido ressaltar que o acesso aos serviços do programa pode ser suspenso ou cessado a qualquer momento, mediante decisão da Administração Pública e comunicação prévia aos usuários.

Ajude a controlar a população de animais de forma responsável! Participe do Programa CastraMil e contribua para o bem-estar dos seus animais de estimação.

Informações retiradas site www.tamandare.pr.gov.br (em 01 de junho de 2023).

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui