No último domingo, dia 28 de janeiro, um homem foi detido em flagrante no município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, após ser flagrado abandonando um cachorro no bairro Barigui. A prisão ocorreu graças a uma denúncia anônima feita para a Guarda Municipal de Araucária (GMA) pelo telefone 153.

Ao receber a denúncia, uma equipe da GMA se dirigiu imediatamente ao local indicado. Ao chegarem, flagraram o indivíduo tentando fugir, mas foram bem-sucedidos em detê-lo. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante. Alegou que havia adotado o cão quando ainda era filhote, mas, no momento, não teria mais espaço para o animal.

image 23
Foto: Divulgação

De acordo com informações da GMA, a recente mudança na legislação elevou a pena para crimes de abandono de animais, agora variando de 2 a 5 anos de reclusão, sem arbitramento de fiança. O abandono de animais é considerado crime no Brasil desde 1998, conforme a Lei Federal 9.605/98.

O cachorro, vítima do abandono, foi encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente, onde recebeu atendimento veterinário, passou por castração e agora está disponível para adoção responsável. O animal é um macho, de porte grande, pelagem preta e sem raça definida, com aproximadamente 1 ano de idade.

Para aqueles interessados em adotar ou oferecer um lar temporário para o cão resgatado, a Secretaria de Meio Ambiente está disponível para contato pelo número (41) 3614-7483.

image 22
Foto: Divulgação

A GMA ressalta a importância da colaboração da população no combate ao abandono de animais, encorajando a denúncia através do telefone 153 e, para casos no estado do Paraná, também pelo site da delegacia especializada em proteção animal: link para denúncias online. É fundamental que o denunciante forneça detalhes como foto, vídeo ou qualquer prova do crime, além de informações como endereço, data e hora do ocorrido.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente apela à solidariedade dos moradores de Araucária para encontrar um lar acolhedor para o cachorro abandonado, reforçando a importância da adoção responsável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!