No último domingo, dia 28 de janeiro, um homem foi detido em flagrante no município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, após ser flagrado abandonando um cachorro no bairro Barigui. A prisão ocorreu graças a uma denúncia anônima feita para a Guarda Municipal de Araucária (GMA) pelo telefone 153.

Ao receber a denúncia, uma equipe da GMA se dirigiu imediatamente ao local indicado. Ao chegarem, flagraram o indivíduo tentando fugir, mas foram bem-sucedidos em detê-lo. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante. Alegou que havia adotado o cão quando ainda era filhote, mas, no momento, não teria mais espaço para o animal.

image 23
Foto: Divulgação

De acordo com informações da GMA, a recente mudança na legislação elevou a pena para crimes de abandono de animais, agora variando de 2 a 5 anos de reclusão, sem arbitramento de fiança. O abandono de animais é considerado crime no Brasil desde 1998, conforme a Lei Federal 9.605/98.

O cachorro, vítima do abandono, foi encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente, onde recebeu atendimento veterinário, passou por castração e agora está disponível para adoção responsável. O animal é um macho, de porte grande, pelagem preta e sem raça definida, com aproximadamente 1 ano de idade.

Para aqueles interessados em adotar ou oferecer um lar temporário para o cão resgatado, a Secretaria de Meio Ambiente está disponível para contato pelo número (41) 3614-7483.

image 22
Foto: Divulgação

A GMA ressalta a importância da colaboração da população no combate ao abandono de animais, encorajando a denúncia através do telefone 153 e, para casos no estado do Paraná, também pelo site da delegacia especializada em proteção animal: link para denúncias online. É fundamental que o denunciante forneça detalhes como foto, vídeo ou qualquer prova do crime, além de informações como endereço, data e hora do ocorrido.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente apela à solidariedade dos moradores de Araucária para encontrar um lar acolhedor para o cachorro abandonado, reforçando a importância da adoção responsável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui