Os primeiros animais de moradores de Curitiba e de protetores independentes já foram atendidos pela equipe de veterinários do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, na manhã desta segunda-feira (13/1). Além das consultas clínicas, as primeiras cirurgias já foram agendadas para acontecer no centro cirúrgico. O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, e é preciso fazer o agendamento prévio para atendimento no site da Rede de Proteção Animal (clique aqui e veja o passo a passo). O hospital fica na Rua Cesar Misael Chaves, 147, no bairro Taboão.

Na primeira manhã de funcionamento, o hospital fez o atendimento de 18 animais, sendo 8 de forma emergencial. De acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo, na quarta-feira (15/1) serão abertos os agendamentos pelo site da Rede de Proteção Animal, na área de eventos, para os atendimentos da primeira quinzena de fevereiro no Hospital Veterinário Municipal. O Hospital tem capacidade para fazer 50 atendimentos por dia.

“Hoje tivemos o primeiro dia de funcionamento do Hospital Veterinário Municipal. Foi uma manhã bem movimentada, mas tudo ocorreu dentro do planejado. O funcionamento do Hospital Veterinário é feito por agendamentos, pelo site da Rede de Proteção Animal. A cada 15 dias serão abertos os agendamentos pelo site para o atendimento dos animais para os próximos 15 dias”, disse Evaristo. 

O superintendente de Controle Ambiental do Meio Ambiente, Ibson Campos, também acompanhou o início dos atendimentos do Hospital Veterinário Municipal, na manhã desta segunda-feira (13/1).

Estrutura

O Hospital Veterinário Municipal tem laboratório de patologia clínica para fazer todos os tipos de exames de sangue em cães e gatos. Na parte térrea são cinco consultórios para atendimentos clínicos e consultas. No primeiro andar fica o centro cirúrgico, com quatro salas de cirurgia.

É possível agendar atendimentos de consultas veterinárias, cirurgias, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, atendimento ambulatorial e internação.

O hospital também oferece especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia. 

O Hospital Veterinário Municipal conta com estrutura e corpo técnico especializados para atendimentos veterinários de média e alta complexidade, priorizando o atendimento a animais de estimação de moradores em situação de vulnerabilidade social, bem como a protetores de animais registrados junto à Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba. 

A gestão da unidade ficou sob a responsabilidade da Associação Catarinense de Gestão Hospitalar, Conhecimento e Assistência Social – CHC, que foi definida em edital de chamamento público.

A equipe do hospital é formada por 40 funcionários, entre veterinários, auxiliares de veterinários, recepcionistas, seguranças, limpeza e equipe administrativa. Todas as salas do hospital são monitoradas por câmeras de vídeo. 

Primeiros atendimentos

Claudemir Roque Tonial, do bairro Sítio Cercado, foi o primeiro protetor independente de animal atendido no Hospital Veterinário Municipal. Ele ajuda as pessoas da comunidade onde mora que não tem carro para locomoção e também as pessoas que não têm acesso a computadores para fazer os agendamentos no site da Rede de Proteção Animal.

Nesta segunda, ele levou três cães para consultas no hospital. “Gostei muito do atendimento aqui e da estrutura. O atendimento foi super rápido, por ser o primeiro dia achei que iria demorar, mas foi rápido. Se eu fosse pagar, só de consulta eu ia gastar R$ 300. Com os procedimentos e exames eu iria gastar um valor bem alto, não teria condições de fazer tudo isso”, explicou Tonial. 

Cristiane Albino, moradora do Boqueirão, levou nesta segunda-feira (13/1) o gato Kadosh, de 3 anos, para uma consulta oftalmológica. “Agendei a consulta assim que abriram as inscrições, em dezembro. Gostei bastante do atendimento, foi bom, eu não teria condições de pagar os exames e a consulta de oftalmologia. A Prefeitura de Curitiba fez um investimento muito bom para os animais da cidade. A estrutura do hospital é muito boa. Tenho outros três gatos, o Noah, a Meg e a Zoe, vou virar cliente aqui do hospital”, disse Cristiane. 

Se fosse em uma clínica privada, Cristiane iria gastar cerca de R$ 700 pelo atendimento que recebeu nesta segunda-feira (13/1) no Hospital Veterinário Municipal. 

Como agendar uma consulta


As consultas para cães e gatos serão realizadas de forma gratuita diariamente por agendamento prévio pelo site da Rede de Proteção Animal. A forma será similar ao que já ocorre com castrações e vacinações. O público prioritário serão os animais de moradores curitibanos beneficiários do programa Armazém da Família e de protetores com cadastro ativo junto ao Município.

Passo a passo

  • Entre no site da Rede de Proteção Animal
  • Caso ainda não tenha cadastro, será necessário realizá-lo na página “cadastro” conforme a categoria (cidadão, protetor independente ou ONG). Basta preencher o formulário vinculado ao e-Cidadão da Prefeitura de Curitiba, lembrando que deve cadastrar também os seus animais em “Meus animais”. Clique no sinal de “+”, preencha os dados do animal e clique em “Salvar”. Se tiver mais animais, é só repetir o processo clicando no “+”. Nessa página é possível editar seus dados, cadastrar animais e verificar suas inscrições em eventos.
  • Faça o login e clique em “Eventos” na parte superior. 
  • Aparecerão todos os eventos disponíveis: ações clínicas de vacinação, consultas no hospital veterinário, castrações nas clínicas e mutirões. Escolha o evento “Agendamento de Consulta Hospital Veterinário Municipal”. O botão de inscrição ficará visível se o cidadão tiver autenticado o cadastro e tiver animais cadastrados em seu nome.
  • Clique no animal (cão ou gato), sexo (macho ou fêmea) e aparecerão as datas e horários disponíveis nesse evento para o animal escolhido. Escolha e clique na data e horário de sua preferência. Clique em “Clique aqui para se inscrever no evento”.
  • Na próxima tela, confirme o benefício do Armazém da Família, selecione a opção “Armazém da Família” e clique em “Próximo Passo”.
  • Selecione o animal que precisa agendar a consulta e confirme a inscrição. Em seguida receberá no e-mail do cadastro a confirmação das inscrições e as orientações para o dia da consulta. Leia com atenção e siga todas as orientações. Compareça com pelo menos 10 minutos de antecedência na data e horário marcados.
  • Todas as inscrições em eventos e números de protocolo podem ser acessados no seu cadastro na “Área Restrita”, na seção “Inscrições em eventos.”

Informações retiradas do site www.curitiba.pr.gov.br (em 15 de janeiro de 2025).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!