No último final de semana, um cão comunitário foi agredido por uma pessoa que passava à pé pelo bairro Weissópolis, em Pinhais. Uma câmera patrimonial registrou imagens do ocorrido, pelas quais foi possível identificar o autor da violência, assim como mostra os primeiros socorros prestados por um morador do bairro, Ivan Ramires Lemes.

Acolhido por Ivan e Isabel Cristina Rieth, o animal recebeu atendimento das equipes da Divisão de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), que foram acionadas na sequência. O cachorro então foi encaminhado para uma clínica credenciada da Prefeitura de Pinhais para que fosse examinado.

Embora as imagens impressionem, o cãozinho está bem. “O animal passou muito mal, a gente o recolheu e encaminhou para que passasse por exames e tudo o que fosse necessário. Ele teve apenas ferimentos leves, não teve nenhuma situação mais grave”, explica Solange Marconcin, médica-veterinária da Semma.

Agora bem tratado, o cachorro aguarda por um lar definitivo. “O animal foi recolhido, foi feita a castração, avaliaram o estado de saúde dele e nos devolveram no dia seguinte, porque a gente se disponibilizou a dar um lar temporário até que ele fosse adotado. Na quarta-feira (15) ele foi vacinado e retornou aqui em nossa residência, vamos dando o andamento para buscar uma casa segura pra ele”, relatou Isabel.

O responsável pela agressão já foi identificado pelas autoridades policiais, que estão apurando todas as informações.

Para quem puder e quiser adotar o cãozinho, o contato com a Isabel ou o Ivan, atuais tutores, é pelo telefone: (41) 99225-1704.

O que diz a Lei contra Maus-tratos

De acordo com a legislação brasileira, o crime de maus-tratos manter os bichos trancados em locais pequenos e sem cuidado com a higiene, restringir sua movimentação, deixá-los desprotegidos contra o sol, chuva ou frio, não alimentá-los de forma adequada e diariamente, não levá-los a um veterinário em casos de doença ou ferimento, submetê-los a tarefas exaustivas ou além de suas forças, e utilizá-los em espetáculos que possam submetê-los a pânico ou estresse.

Além de outras formas de negligência que prejudicam o bem-estar dos animais. A lei brasileira prevê penalidades para aqueles que praticam esses tipos de crime, incluindo detenção de até cinco anos de prisão e multa, segundo a legislação.

Denuncie maus-tratos

Casos de maus-tratos a animais devem ser denunciados à Secretaria de Meio Ambiente. Se você sabe de algum caso, protocole uma denúncia através dos canais de comunicação da prefeitura. É seguro e sigiloso. As fiscalizações são baseadas na Lei Federal 9.605/98 e Lei Municipal 2.154/2019.

Telefone: (41) 99280-5167 ou 99280-3349.

Email: meioambiente@pinhais.pr.gov.br

Presencialmente: Rua Cairo, 76, Pineville

O atendimento é exclusivo para o município de Pinhais.

Informações retiradas do Site https://pinhais.atende.net (em 16 de Março de 2023).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui