No último dia 13 de dezembro, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Divisão de Bem-Estar Animal (Dibea), da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), lançou o “Selo de Protetora Parceira”. A Iniciativa visa valorizar as pessoas, que de maneira voluntária, contribuem com a defesa da causa animal.

image 10
Foto: Divulgação/Pinhais Atende Net

No encontro, as 15 protetoras cadastradas receberam uma carteirinha e um certificado, que reconhece a dedicação delas na defesa da causa animal. As homenageadas foram: Adriana Nina Biega, Adriane Armstrong Saintt, Edineia Aparecida Ricardo Rodrigues, Greice Karine Moreira, Kelly Prado, Maria Luiza Irigon Saltini, Maria Aparecida Tenorio Vagetti, Marta Sonia Giroldo, Regina Aparecida Rios, Silvana Martens, Sumaya Chede, Marines Becker, Maria da Luz Bento dos Santos, Mirani Vieira de Lima e Jahyra Mirna de Oliveira Dantas de Paula.

“Quero reiterar o sentido do reconhecimento, da gratidão, do carinho, por essa parceria que vocês têm estabelecido e tem fortalecido todos os dias. Poucos municípios têm tido esse olhar. Quero parabenizar a Kelly (Panini, diretora do Dibea) pelo olhar, pela sensibilidade, junto com essa equipe. Ser protetor dos animais é dar a voz a eles que dependem da gente para tudo”, ressalta a prefeita Rosa Maria.

Ela destaca também a atenção da prefeitura com a causa animal: “Uma das estruturas que mais ampliamos foi a causa animal. Nós entendemos que a causa animal, é saúde publica, quando nós atendemos [os cães] “o negão”, “o pingo”… eu estou atendendo uma família. Então, dizer que nós somos uma cidade sustentável, e que recentemente eu estive em Brasília trazendo o prêmio (de Sustentabilidade – Band Cidades Excelentes). Isso nos dá a dimensão que o trabalho de vocês faz parte desse prêmio”, acrescenta.

“Nós queremos muito vocês como parceiras e parceiros de verdade. Então contem conosco, porque nós queremos e precisamos de vocês, queremos contar com vocês, porque ‘essas bênçãos’ aqui [animais], inocentes, indefesos, dependem de nós”, encerra Rosa.

Com o auxílio das protetoras, foram realizados os seguintes serviços em 2023:
222 castrações

58 atendimentos em clínica 

194 chamados 

120 atendimentos em domicílio para os animais acolhidos

15.747 quilos de rações doadas

Os protetores (ou cuidadores) independentes são pessoas físicas que atuam de forma voluntária e frequente em resgates de animais de rua, proporcionando todos os cuidados e procedimentos (castração, vacinação, doação, etc) necessários para manter seu bem-estar preservado. 

Estiveram presentes ao evento, além da prefeita Rosa Maria, a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu; e a diretora da Divisão de Bem-Estar Animal, Kelly Panini.

Informações retiradas do site pinhais.atende.net (em 22 de dezembro de 2023).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui