A Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba está realizando uma importante iniciativa de castração de cães na região do loteamento Neoville, localizada entre as regionais Pinheirinho e CIC. A ação é uma resposta a recentes registros de ataques por mordedura na área e visa minimizar os problemas relacionados à população de animais abandonados, além de garantir o bem-estar dos pets da região.

00379434
Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

O primeiro grupo de 12 animais foi levado à clínica contratada pelo município nesta terça-feira (14/3), e a expectativa é que um total de 25 cães passe pelo procedimento até o fim da semana. Segundo o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, a medida faz parte de uma série de ações para solucionar os problemas de ataques relatados pela população, e foi tomada após levantamentos feitos pela equipe da Rede nas visitas a campo.

A intenção é, além de prevenir o abandono, promover melhorias no comportamento dos animais, que ficam com temperamento mais calmo, brigam menos e têm menos necessidade de demarcação de território, explica.

00379419
Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

A castração é uma importante medida de controle populacional, mas também traz benefícios para o comportamento dos animais, que tendem a ficar mais calmos, brigam menos e têm menos necessidade de demarcação de território. Além das cirurgias, a região vem recebendo periodicamente a visita das equipes de fiscalização da Rede de Proteção Animal, que orientam os moradores para a premissa da guarda responsável, que implica em não deixar os animais soltos nas ruas. O diretor explica que a intenção é prevenir o abandono e promover melhorias no comportamento dos animais.

A Secretaria do Meio Ambiente também vem tomando medidas para solucionar os problemas na região. Duas multas no valor de R$ 5 mil cada uma já foram aplicadas às pessoas que deixavam os animais nas ruas, e quatro animais mordedores viciosos (que mordem repetidamente) já foram recolhidos. Além disso, foi realizada uma roçada e limpeza da área próxima à ciclovia, onde ocorreram os ataques.

O próximo passo na iniciativa da Rede de Proteção Animal será o segundo mutirão do Programa Municipal de Castração Gratuita, que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de abril na região. Serão oferecidas cerca de 1,2 mil vagas para moradores dos bairros CIC e Capão Raso, com prioridade para os moradores do entorno do Neoville. O agendamento será anunciado em breve.

00379423
Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Em resumo, a iniciativa da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba tem como objetivo principal solucionar os problemas relacionados à população de animais abandonados e garantir o bem-estar dos pets na região do Neoville. Com a castração dos cães e a realização de ações de fiscalização e limpeza, espera-se promover uma mudança positiva no comportamento dos animais e nos hábitos dos moradores da região, tornando-a mais segura e agradável para todos.

Informações retiradas do Site www.curitiba.pr.gov.br (em 15 de Março de 2023).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui