Uma mulher foi flagrada por câmeras de segurança amarrando um pitbull em uma lixeira e abandonando o animal na última sexta-feira (03), no bairro Estados, em Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba. O incidente aconteceu na Rua Blumenau no bairro Estados.
De acordo com relatos de uma moradora da região, Heloisa Santanna, seu pai testemunhou o abandono e tentou perseguir a mulher.
Um saco de ração foi deixado perto do animal, que estava com a boca amarrada com uma cinta de carga de caminhão.
No início da manhã, o pitbull conseguiu se soltar e começou a andar pelo bairro. A polícia e organizações de proteção animal foram acionadas.Segundo Santanna, a dona real do animal o encontrou mais tarde.
Veja o vídeo do momento do abandono
Antiga tutora se pronuncia sobre Pitbull abandonado em Fazenda Rio Grande
Após a comoção causada pelo abandono de um Pitbull, amarrado e amordaçado em uma lixeira na Rua Blumenau, no Bairro Estados em Fazenda Rio Grande, a antiga tutora da cachorra, conhecida como “Nebulosa”, entrou em contato com o Portal Fazenda para dar a sua versão dos fatos.
Segundo o relato da moça, a Pitbull foi doada por ela para outros familiares, porém, uma das moradoras da casa acabou abandonando a cadela.
A moça também enviou um vídeo ao Portal Fazenda, mostrando o reencontro com a Pitbull. Um morador da região segurou a cachorra até a chegada da antiga tutora.
Porém, em relação ao abandono da cadela, alguns moradores registraram denúncias à Polícia Civil, e o caso deve ser investigado.
Veja o vídeo do reencontro
O que diz a Lei
O abandono de animais é crime e pode resultar em até cinco anos de prisão, segundo a legislação. De acordo com a legislação brasileira, o crime de maus-tratos a animais pode se caracterizar por meio de situações de violência física e abandono, além de outras formas de negligência que prejudicam o bem-estar dos animais.
A lei brasileira prevê penalidades para aqueles que praticam esses tipos de crime, incluindo detenção e multa, e tem como objetivo proteger a fauna e a flora e coibir práticas que possam prejudicar o meio ambiente.
Algumas dessas situações incluem manter os bichos trancados em locais pequenos e sem cuidado com a higiene, restringir sua movimentação, deixá-los desprotegidos contra o sol, chuva ou frio, não alimentá-los de forma adequada e diariamente, não levá-los a um veterinário em casos de doença ou ferimento, submetê-los a tarefas exaustivas ou além de suas forças, e utilizá-los em espetáculos que possam submetê-los a pânico ou estresse.
Informações retiradas do Site www.bandab.com.br e da página do Facebook Portal Fazenda (em 05 de Março de 2023).