Bobi, um cão Rafeiro do Alentejo puro-sangue, é oficialmente o cachorro mais velho do mundo, tendo completado recentemente 31 anos de idade, no ultimo dia 11 de maio. O Guinness World Records concedeu a Bobi o título de cachorro vivo mais velho do mundo e cachorro mais velho já registrado em janeiro deste ano.
Bobi mora com seu dono Leonel Costa, de 38 anos, em uma vila rural em Leiria, Portugal. A data de nascimento do cachorro, 11 de maio de 1992, foi confirmada pelo Serviço Médico-Veterinário do Município de Leiria e pela SIAC, uma base de dados de animais de estimação autorizada pelo governo português.
A família de Bobi celebrou seu aniversário em grande estilo com uma festa tradicional portuguesa com mais de 100 convidados. Comidinhas favoritas do cão e um grupo de dança fizeram parte da celebração.
O dono de Bobi, Leonel Costa, acredita o ambiente calmo e pacífico em que o cão vive por sua longevidade. Bobi é um cão muito sociável e sempre teve permissão para vagar pelas florestas ao redor da casa de Costa, nunca sendo acorrentado ou preso. Atualmente, Bobi tem dificuldade para andar e problemas de visão, então prefere ficar no quintal da família.
Leonel disse que Bobi recebe muita atenção desde que foi coroado o cachorro mais velho do mundo. “Tivemos muitos jornalistas e pessoas de todo o mundo para tirar uma foto com Bobi”, disse ele em um comunicado. Ele acrescentou que o cachorro estava bem de saúde e recentemente fez um check-up devido às preocupações de Costa com o estresse dos visitantes frequentes.
Bobi é muito mais do que apenas um cachorro. Para Leonel ele é uma conexão com as pessoas que fizeram parte de sua família e que já partiram.
A história de Bobi mostra que o amor, os cuidados e o respeito pelos animais podem levá-los a viver vidas longas e felizes. Ele é um exemplo de que um ambiente calmo e pacífico e a liberdade para se mover e explorar podem contribuir para uma vida saudável e duradoura para nossos amigos peludos.