No dia 12 de março deste ano, noticiamos aqui, sobre a apreensão de mais de 100 animais em condições deploráveis em um hotel pet em São José dos Pinhais. Infelizmente, no último sábado, dia 6 de maio, uma nova apreensão ocorreu na região metropolitana de Curitiba. O mesmo proprietário que mantinha o hotel em São José dos Pinhais foi flagrado mantendo outro hotel pet em condições igualmente precárias, desta vez em Fazenda Rio Grande.

A equipe do Delegado Guilherme Dias da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente investigou o caso e descobriu o segundo hotel pet do mesmo proprietário. Acompanhados do Instituto SOS 4 Patas Paraná e da equipe do Paraná Contra Maus-Tratos, a polícia encontrou dezenas de animais doentes, machucados, famintos e em péssimas condições de higiene.

Documentos encontrados no local comprovam pagamentos de pessoas que confiavam que seus animais seriam bem hospedados. Uma das protetoras, por exemplo, chegou a pagar R$ 13 mil mensais pelo serviço prestado pelo hotel pet.

Depois do pedido do Delegado Guilherme Dias, a justiça decretou a prisão do proprietário e o mandado de prisão foi cumprido em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, onde ele passava suas férias enquanto os animais que prometia cuidar estavam em péssimas condições. Diante do que os policiais encontraram no hotel pet em Fazenda Rio Grande, a mãe do proprietário também foi presa em flagrante.

Graças ao Instituto SOS 4 Patas Paraná, doze animais doentes foram resgatados e agora a ONG precisa da nossa ajuda. É importante lembrar que os animais são seres sencientes e merecem ser tratados com respeito e dignidade, não devendo ser submetidos a condições desumanas de hospedagem em hotéis pets ou qualquer outro local. A conscientização da sociedade sobre a importância da proteção animal é fundamental para que situações como essa não se repitam.

Veja vídeo completo:

Relembrando o caso

Hotel pet é denunciado por cobrar por serviços não prestados e praticar maus-tratos aos animais. O Delgado Matheus Laiola recebeu uma denúncia na sexta-feira (10/04) de um hotel pet em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, que estaria cobrando por serviços que não prestava e praticando maus-tratos aos animais. O hotel foi investigado por uma equipe formada pela organização não-governamental Instituto SOS 4 Patas Paraná, a Prefeitura e a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente.

No local, foram encontradas cenas de descaso e horror. Um corpo de filhote de cachorro morto foi encontrado e o único funcionário presente afirmou que “não tinha reparado” no cãozinho morto. Além disso, os animais que ficavam em ambiente externo eram presos com cerca elétrica baixa, e os animais que encostavam na cerca levavam choques fortes constantemente. Também foi constatado que nenhum grão de ração foi encontrado no hotel e os cães e gatos estavam desesperadamente famintos. A fome era tanta que uma pitbull que havia dado cria comeu seus próprios filhotes.

Uma das tutoras, que havia confiado seus cães aos cuidados do hotel, chorou ao se deparar com a situação de seus animais. Um dos cães, que havia passado por cirurgia recentemente, estava trancafiado em um box de banheiro imundo.

O mais triste é que a gente achou que nossos cães estavam bem cuidados, mas olha o estado que ela está! Desumano!, disse ela.

O responsável pelo hotel não estava no local durante a visita da equipe. Ele foi intimado para comparecer na Delegacia, o que ainda não se cumpriu até o momento. O Instituto SOS 4 Patas Paraná resgatou 12 desses animais, todos estão com cinomose, uma doença altamente contagiosa entre os cães. Agora, a organização precisa da ajuda da população para cuidar desses animais.

Quais os cuidados você deve ter ao escolher um hotel para o seu pet

Ao escolher um hotel para o seu animal de estimação, é importante levar em consideração diversos fatores para garantir que ele tenha uma estadia segura e confortável. Algumas dicas essenciais incluem:

  1. Pesquise com antecedência: procure informações sobre hotéis pet-friendly na área onde você está fixado e faça uma lista das opções disponíveis.
  2. Verifique as instalações: certifique-se de que o hotel possui instalações adequadas para o seu pet, como áreas de lazer e de alimentação, além de espaços confortáveis para dormir.
  3. Confira as políticas do hotel: verifique se o hotel possui políticas claras sobre a alimentação, cuidados de saúde e comportamento dos animais, além de regras específicas para cada espécie.
  4. Avalie a segurança: certifique-se de que o hotel possui medidas de segurança adequadas para evitar fugas ou acidentes, como cercas altas e portões seguros.
  5. Verifique a reputação do hotel: pesquise a reputação do hotel em sites de avaliações e redes sociais, e pergunte a amigos e familiares se eles já se hospedaram no local e recomendam.
  6. Verifique a credibilidade: Busque hotéis que estejam inscritos em associações, grêmios, ligas e outras entidades, pois passam por avaliações rigorosas para garantir sua inscrição, o que afirma a credibilidade do local.
  7. Verifique se o hotel oferece cuidados veterinários: em caso de emergência e se há funcionários suficientes para dar atenção aos animais, a logística em caso de necessidade de emergência, se há serviços no local ou se eles transportam o animal para atendimento externo.

Com essas precauções, você pode escolher um hotel seguro e adequado para o seu pet, garantindo que ele terá uma estadia feliz e confortável enquanto você estiver ausente.

Para ajudar o Instituto SOS 4 Patas Paraná PIX CNPJ 40.911.164/0001-95.

Informações retiradas da rede social do Delegado Matheus Laiola (em 08 de maio de 2023).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui