Ação foi flagrada por câmeras da Muralha Digital; sistema já registra cerca de 60 crimes ambientais por mês na cidade
Um homem foi preso em flagrante pela Guarda Municipal de São José dos Pinhais na manhã desta quarta-feira (30), após abandonar uma cachorra em via pública. A ação criminosa foi registrada por uma das câmeras da Muralha Digital, instaladas na Rua do Moranguinho, no bairro Rio Pequeno.
Nas imagens, é possível ver o momento exato em que o indivíduo abre a caçamba de uma camioneta, retira o animal e o deixa na rua, fugindo em seguida. A partir da placa do veículo, os agentes da Guarda Municipal conseguiram rapidamente localizar o responsável e efetuar a prisão em flagrante. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia.
A Muralha Digital de São José dos Pinhais conta atualmente com 1.050 câmeras espalhadas pela cidade, que ajudam no monitoramento de crimes diversos, inclusive ambientais. O sistema tem registrado, em média, 60 crimes ambientais por mês. Embora nem todos resultem em prisões imediatas — devido à rapidez da ação dos infratores — as gravações são analisadas e encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente, que notifica os responsáveis e aplica as penalidades cabíveis, inclusive multas.
Neste mês de abril, a Secretaria de Segurança e Defesa Social da cidade lançou a terceira fase da Muralha Digital. Nessa nova etapa, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem integrar suas câmeras de segurança ao sistema da Guarda Municipal, aumentando o número de pontos monitorados em todo o município.
A expectativa é incorporar cerca de 500 novas câmeras cidadãs ao sistema. Os interessados em participar podem acessar o link oficial da Prefeitura de São José dos Pinhais e preencher o pré-cadastro para adesão.
Fonte: www.sjp.pr.gov.br, adaptado pela equipe WeLovePets.