No último dia 28, uma notícia emocionante surpreendeu os moradores da aldeia de Antakya, na província de Hatay, na Turquia. Alex, um husky siberiano, foi encontrado com vida após passar 23 dias soterrado sob os escombros do terremoto que atingiu a região no mês anterior.

Segundo o portal de notícias local Yeni Konya, equipes de resgate estavam em busca de sobreviventes quando ouviram um latido vindo dos destroços de um prédio. Mais do que depressa, correram para o local e descobriram que se tratava de um cão. O tutor do animal, Murat Arıcı, acompanhava as buscas e não conteve a emoção ao ver o amado pet com vida.

A operação de resgate levou cerca de uma hora e meia, durante a qual Alex foi alimentado, hidratado e recebeu atendimento médico. Murat Arıcı agradeceu ao prefeito da cidade de Seydişehir por ajudar as famílias da região e afirmou que todos os seres vivos são importantes.

Agradecido pelo empenho do prefeito da cidade de Seydişehir em ajudar as famílias de Akcurun, o chefe da aldeia, disse:

Nosso prefeito de Seydişehir visitou nosso bairro. Cerca de 100 de nossas casas foram destruídas. Nosso prefeito nos prometeu construir uma casa de contêiner. Enquanto as equipes do município de Seydişehir trabalhavam, o dono do cachorro disse que uma voz veio de debaixo dos escombros. E pediu ajuda. Todos os seres vivos são importantes para nós. Gostaria de agradecer ao prefeito Mehmet Tutal e suas equipes.

Que Alex tenha uma vida longa ao lado de seu tutor e que juntos possam reconstruir tudo o que perderam no terremoto. Esta é uma história inspiradora que nos lembra da força e da resistência dos animais em situações de emergência.

Outro caso de resgate é do gatinho Enkaz

Um dos bombeiros turcos que atuam nos escombros da cidade de Nurdagi, no sudeste da Turquia, resgatou e adotou um gato de um dos edifícios em que trabalhava. Ali Cakas salvou o felino, que ficou preso por dez dias e foi batizado de Enkaz, que significa “escombros” em português.

Após o resgate, Enkaz se recusou a sair do lado de Ali, que o levou para casa na cidade de Mardin depois que o dono não foi encontrado. O gato tornou-se a mascote da corporação de bombeiros do bombeiro, que também é treinador de mountain bike da seleção turca. O sismo que atingiu a Turquia e a Síria há duas semanas causou a morte de mais de 45 mil pessoas e os trabalhos de resgate foram suspensos em todo o país, exceto nas províncias de Kahramanmaras e Hatay, as mais afetadas.

Na semana retrasada, a equipe portuguesa de resgate salvou um cão que ficou preso na cave de um edifício por 200 horas. O animal já foi entregue ao dono e a equipe portuguesa regressou a Portugal no sábado, sendo recebida esta semana pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Confira o vídeo do resgate:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui