O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo foi enviado para a Turquia com o objetivo de ajudar nas buscas de sobreviventes após o terremoto que atingiu o país em 6 de fevereiro. Eles contaram com a ajuda da cadela Case, uma pastora alemã de sete anos, que já ajudou a encontrar vítimas em diversos desastres no Brasil.
A cadela chegou ao país na última sexta-feira, 10, e já ajudou a encontrar pessoas soterradas em quatro pontos diferentes, incluindo os escombros de um prédio de nove andares que desabou.
A equipe de bombeiros brasileiros que trabalha na Turquia também atuou em desastres no Estado e no Brasil, como em Mariana, em 2015, Brumadinho, em 2019, Itabuna, em 2021, e diversas outras no território capixaba.
Embora as autoridades do país tenham alertado que as chances de encontrar sobreviventes debaixo dos escombros estejam diminuindo, alguns foram resgatados com vida, incluindo uma mulher que ficou presa por 175 horas e um bebê recém-nascido e sua mãe, que foram resgatados depois de ficarem 90 horas soterrados.
O frio intenso é uma das principais dificuldades enfrentadas pelos militares, que relatam temperaturas de até 5 graus negativos. A corporação não soube informar se houve sobreviventes nos pontos em que a equipe trabalhou para encontrar as vítimas.