A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3092/23, que torna obrigatória a instalação de dispositivos de localização em cães de resgate. O objetivo é aprimorar a eficiência e a segurança das operações de busca e salvamento envolvendo animais.

A proposta, do deputado Bruno Ganem (Podemos-SP), foi relatada pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP), que endossou os argumentos de Gonem de que os equipamentos de localização facilitarão a rápida localização dos animais em caso de emergência.

“O projeto surge no contexto da operação de salvamento em que um pastor-belga-malinois se perdeu na selva após auxiliar na localização de quatro crianças desaparecidas na floresta amazônica colombiana. Wilson, o cão de resgate que foi protagonista da operação, gerou comoção nas redes sociais após o ocorrido”, afirmou o relator, em referência a um caso ocorrido em 2023.

Pela proposta, os equipamentos serão adequados para cães de resgate e atenderão requisitos técnicos estabelecidos pelas autoridades competentes. Os cães deverão portar o equipamento de localização em todas as operações, de forma segura e confortável.

Ainda conforme o texto, os responsáveis pelos animais deverão garantir a correta utilização e manutenção dos equipamentos, incluindo a recarga ou substituição das baterias. Por outro lado, as autoridades competentes serão responsáveis por fornecer treinamento adequado aos cães, visando à correta utilização.

As despesas decorrentes da compra e da manutenção dos equipamentos serão de responsabilidade dos órgãos governamentais responsáveis pelas operações de busca e salvamento.

Para os casos de descumprimento das regras, a proposta deixa para regulamentação posterior a fixação de penalidades, incluindo advertências, multas e outras sanções.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias (em 13 de março de 2023).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!