Projeto de lei impõe obrigações aos responsáveis pelos animais; proposta segue em análise na Câmara dos Deputados

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1070/22, que obriga proprietários de animais domésticos a garantir o bem-estar físico e mental do bicho de estimação, incluindo cuidados com nutrição, higiene, saúde, acomodação.

O texto aprovado cria a Política de Proteção e Bem-Estar dos Animais Domésticos, que também torna obrigatória a identificação dos tutores e dos animais domésticos, conforme regulamento a ser editado pelo Poder Executivo.

A política é incluída na Lei de Crimes Ambientais e proíbe expressamente:

  • ofensa ou agressão física que cause sofrimento aos animais domésticos;
  • mantê-los em local sujo ou que não permita a movimentação e o descanso adequados;
  • vendê-los sem a autorização dos órgãos competentes;
  • colocá-los junto de outros animais que os machuquem;
  • transportá-los em rodovias por mais de 12 horas seguidas sem o devido descanso ou sem a documentação exigida ou ainda quando estiverem fracos, feridos ou em gestação.

Dedução no IR

A proposta, de autoria do ex-deputado Christino Aureo (RJ), também altera a legislação do Imposto de Renda (IR) para permitir a dedução de despesas médicas veterinárias realizadas em favor de animal cadastrado.

O relator, deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ), ressaltou que, ao adquirir ou adotar um animal, a pessoa assume compromisso com todos os cuidados necessários ao bem-estar do animal, como a oferta de abrigo, água, alimento, banho, vacinação, controle de parasitas, etc.

“A posse responsável não apenas beneficia os animais de estimação, mas também contribui para a manutenção da saúde pública e para a construção de uma sociedade mais consciente”, afirmou.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Fonte: Agência Câmara de Notícias ( em 30 de outubro de 2023)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!