A Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba está realizando uma importante iniciativa de castração de cães na região do loteamento Neoville, localizada entre as regionais Pinheirinho e CIC. A ação é uma resposta a recentes registros de ataques por mordedura na área e visa minimizar os problemas relacionados à população de animais abandonados, além de garantir o bem-estar dos pets da região.

00379434
Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

O primeiro grupo de 12 animais foi levado à clínica contratada pelo município nesta terça-feira (14/3), e a expectativa é que um total de 25 cães passe pelo procedimento até o fim da semana. Segundo o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, a medida faz parte de uma série de ações para solucionar os problemas de ataques relatados pela população, e foi tomada após levantamentos feitos pela equipe da Rede nas visitas a campo.

A intenção é, além de prevenir o abandono, promover melhorias no comportamento dos animais, que ficam com temperamento mais calmo, brigam menos e têm menos necessidade de demarcação de território, explica.

00379419
Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

A castração é uma importante medida de controle populacional, mas também traz benefícios para o comportamento dos animais, que tendem a ficar mais calmos, brigam menos e têm menos necessidade de demarcação de território. Além das cirurgias, a região vem recebendo periodicamente a visita das equipes de fiscalização da Rede de Proteção Animal, que orientam os moradores para a premissa da guarda responsável, que implica em não deixar os animais soltos nas ruas. O diretor explica que a intenção é prevenir o abandono e promover melhorias no comportamento dos animais.

A Secretaria do Meio Ambiente também vem tomando medidas para solucionar os problemas na região. Duas multas no valor de R$ 5 mil cada uma já foram aplicadas às pessoas que deixavam os animais nas ruas, e quatro animais mordedores viciosos (que mordem repetidamente) já foram recolhidos. Além disso, foi realizada uma roçada e limpeza da área próxima à ciclovia, onde ocorreram os ataques.

O próximo passo na iniciativa da Rede de Proteção Animal será o segundo mutirão do Programa Municipal de Castração Gratuita, que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de abril na região. Serão oferecidas cerca de 1,2 mil vagas para moradores dos bairros CIC e Capão Raso, com prioridade para os moradores do entorno do Neoville. O agendamento será anunciado em breve.

00379423
Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Em resumo, a iniciativa da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba tem como objetivo principal solucionar os problemas relacionados à população de animais abandonados e garantir o bem-estar dos pets na região do Neoville. Com a castração dos cães e a realização de ações de fiscalização e limpeza, espera-se promover uma mudança positiva no comportamento dos animais e nos hábitos dos moradores da região, tornando-a mais segura e agradável para todos.

Informações retiradas do Site www.curitiba.pr.gov.br (em 15 de Março de 2023).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!