Uma mulher foi presa pela Polícia Civil de Curitiba na quarta-feira (1º), acusada de agredir e manter animais em situação de maus-tratos. A operação ocorreu após denúncias de vizinhos, que levaram a polícia até o endereço da suspeita. No local, foram encontrados 55 cachorros em condições precárias.

Durante a ação, 15 dos animais foram encaminhados para uma organização sem fins lucrativos que atua no combate aos maus-tratos, até mesmo policiais ficaram com alguns animais sob sua guarda, enquanto os outros 40 cachorros ainda aguardam destino adequado. Interessados em adotar os animais resgatados podem entrar em contato com a delegacia responsável pelo caso.

De acordo com o delegado Guilherme Dias, a mulher responderá pelo crime de maus-tratos a animais, com pena prevista de dois a cinco anos de reclusão. Ele também ressaltou que moradores que desejem ajudar podem atuar na adoção dos animais ou fazer doações às ONGs que cuidam desses casos.

Os cães eram submetidos a agressões gratuitas por parte da tutora. Eles estavam famintos e desnutridos. Presa, a mulher alegou que cuidava dos animais e as agressões seriam uma forma de discipliná-los, explicou.

O que diz a Lei

De acordo com a legislação brasileira, o crime de maus-tratos a animais pode se caracterizar por meio de situações de violência física e abandono, além de outras formas de negligência que prejudicam o bem-estar dos animais.

Algumas dessas situações incluem manter os bichos trancados em locais pequenos e sem cuidado com a higiene, restringir sua movimentação, deixá-los desprotegidos contra o sol, chuva ou frio, não alimentá-los de forma adequada e diariamente, não levá-los a um veterinário em casos de doença ou ferimento, submetê-los a tarefas exaustivas ou além de suas forças, e utilizá-los em espetáculos que possam submetê-los a pânico ou estresse.

A lei brasileira prevê penalidades para aqueles que praticam esses tipos de crime, incluindo detenção e multa, e tem como objetivo proteger a fauna e a flora e coibir práticas que possam prejudicar o meio ambiente.

Para ajudar as ONGs

Sos 4 Patas pelos números (41) 98729-2170 / (41) 98900-2611

Grupo Força Animal pelos números (41) 9686-2884 / (41) 9777-9779 / (41) 9887-0463

Márcia Santos Protetora pelo Instagram @marciasantos.protetor

Para mais informações Policia Civil do Paraná policiacivil.pr.gov.br

Informações retiradas no Site www.g1.globo.com (02 de Março 2023).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui